José Estudante, consultor Bee Engineering, é o autor do interessante artigo “Como o Cloud Computing e a Inteligência Artificial estão a mudar as nossas vidas”. Foi publicado originalmente pela i9 Magazine e pode ser lido de em seguida.

Até 2020, a perspetiva é de que 30% das pesquisas realizadas na internet sejam efetuadas por voz sem o auxílio de ecrãs de computador. A estatística divulgada num estudo da consultora Gartner, confirma que há um novo paradigma a emergir na forma como comunicamos e interagimos com empresas e negócios. A relação entre Inteligência Artificial (IA) e Cloud Computing terá um papel chave, neste novo contexto.

A IA tem sido percecionada como uma tecnologia inovadora pelas empresas, mas também como um investimento desnecessário. O mercado tem vindo a evoluir e, na atualidade, esta tecnologia já é encarada como um novo elemento para a estratégia de negócio, que merece orçamento próprio para o desenvolvimento de projetos.


A colaboração entre Cloud Computing e Inteligência Artificial

A internet passou a ter um papel fulcral nas nossas vidas, desde os anos 90, tanto a nível pessoal como profissional. A Transformação Digital vem, desde essa década, estimulando esta relação, contudo, a forma como nos relacionamos com a informação mudará drasticamente já no pós-2020. Até ao momento, só conseguíamos efetuar a maioria das tarefas online através de um ecrã de computador ou de um dispositivo móvel. O paradigma da computação em Cloud e a afirmação da tecnologia de IA vão promover alterações de fundo.

Empresas que realizam grandes investimentos em I&D como a Amazon, desde há vários anos que trabalham na integração de serviços Cloud com IA. Fomentam, desta forma, uma melhor experiência aos consumidores que usam os seus portais, mas também às empresas que utilizam os seus serviços Cloud denominados de AWS. 


5 exemplos de como a relação de IA e Cloud está já a ter impacto nas nossas vidas

1. O sucesso dos Assistentes Virtuais

As conversas com assistentes virtuais são já uma realidade, através de sistemas com a Alexa da Amazon, a Cortana da Microsoft e o Google Home. Estão assentes em tecnologia IA, Cloud e tanto funcionam em dispositivos próprios como serviços para outras empresas. É o caso de veículos da marca Nissan, que têm a inclusão do Cortana da Microsoft e que dá ao cliente uma nova experiência de condução com o acesso a mapas, trânsito, agenda e outras informações importantes.

2. Adquirir produtos só com a voz

Bem avançada no paradigma de uso de internet sem acesso via ecrã, está a Wallmart. Utilizando IA com tecnologia Google Home na Cloud, a marca gigante de retalho permite que se façam compras apenas com a voz. A gestão de dados, facilita ao consumidor a aquisição de produtos em poucos passos.  

3. Facilitar processos

Comprar um imóvel poderá ser um processo longo e burocrático. O portal Cyrela está a trabalhar com diversas startups no sentido de proceder a ganhos de eficiência e à redução de stress aos clientes. Para facilitar a contratação de um financiamento, por exemplo, firmou uma parceria com a Homelend, empresa especializada em IA, firmou uma parceria com a Homelend, empresa focada em IA

4. Atendimento a clientes

É no atendimento a clientes que a IA se apresenta mais promissora, a par dos assistentes virtuais. São muitos os serviços de Chatbot estabelecidos para criar uma ligação mais eficiente e autónoma entre cliente e empresa de serviços. É o caso do banco Bradesco que usa um sistema chamado BIA (Bradesco Inteligência Artificial) que funciona por voz e digitação de texto.

5. No retalho

A Lowe’s, marca de lojas de materiais de construção dos EUA, já usa robôs na interação com clientes. Estes dispositivos promovem o esclarecimento da localização dos produtos e auxiliam os vendedores no inventário do estabelecimento.

Na área logística, os armazéns das principais marcas de venda digital como a Amazon ou Alibaba há um elevado grau de automatização, só possível com interligação de tecnologias de IA, Cloud, Robótica ou Big Data.


Prepare-se para uma nova era de serviços e produtos

A relação entre a Cloud Computing e a IA está já a promover novas formas de trabalho, de consumir e de viver. Este impacto será igual ou superior ao do processo de Transformação Digital que ocorre desde os anos 90. Estaremos prontos para a mudança?

Procura uma solução
profissional

Temos uma vasta oferta de serviços na área de IT,
contando com as melhores soluções e os consultores.

Send e-mail

Tens tudo o que é preciso
para fazer parte da colmeia?

Se te identificas com que é proposto, envia por favor a tua candidatura.

Anexar CV Candidatura expontânea